segunda-feira, 8 de junho de 2015

São João 2015 - O Cangaço Nordestino

Breve contexto da história de Lampião :

       Nascido na cidade de Vila Bela, atual Serra Talhada localizada no semiárido do estado de Pernambuco, foi o terceiro filho de José Ferreira da Silva e Maria Lopes de Oliveira. O seu nascimento só foi registrado no dia  7 de agosto de 1900. Até os 21 anos de idade ele trabalhava como artesão, era alfabetizado e usava óculos para leitura, características bastante incomuns para a região sertaneja. Uma das versões a respeito de seu apelido é que ele modificou um fuzil, possibilitando-o a atirar mais rápido, sendo que o cano aquecia tanto que brilhava dando a aparência de um  lampião.
       Sua família travava uma disputa mortal com outras famílias locais até que seu pai foi morto em confronto com a polícia em 1919. Virgulino jurou vingança, tornou-se um mito em termos de disciplina. O bando chamava os integrantes das volantes de "Macacos" - uma alusão ao modo como os soldados fugiam quando avistavam o grupo de Lampião: "pulando". Durante os 20 anos seguintes (começou aos 21 anos), Lampião viajou com seu bando de cangaceiros, que nunca ultrapassou o número de 50 homens, todos a cavalo e em trajes de couro, chapéus, sandálias, casacos, cintos de munição e calças para protegê-los dos arbustos com espinhos típicos da vegetação. Para proteger o "capitão", como Lampião era chamado, todos usavam sempre um poder bélico potente. Como não existiam contrabandos de armas para se adquirir, em sua maioria eram roubadas da polícia e de unidades paramilitares. A espingarda Mauser  e uma grande variedade de pistolas semiautomáticas e revólveres também eram adquiridos durante confrontos. A arma mais utilizada era o rifle Winchester.  Lampião foi acusado de atacar pequenas fazendas e cidades em sete estados além de roubo de gado, sequestros, assassinatos, torturas, mutilações, estupros e saques. Entretanto muitas pessoas têm a imagem de que Lampião era como o Robin Hood  do sertão brasileiro, que roubava dos ricos para dar aos pobres miseráveis, que passavam fome e lutavam para sustentar famílias. Era devoto de Padre Cícero e respeitava as suas crenças e conselhos. Os dois se encontraram uma única vez, no ano de 1926, em Juazeiro do Norte. 
         Maria Gomes de Oliveira, mais conhecida pelo apelido de Maria Bonita e considerada a primeira mulher cangaceira do Brasil. Foi uma integrante de um grupo de cangaceiros, liderado por Lampião (rei do Cangaço), além de companheira dele, mas não eram casados oficialmente. Ela nasceu no dia 8 de março de 1911 no município de Paulo Afonso (norte do estado da Bahia). Viveu sua infância e adolescência no sítio dos pais. Quando ficou adulta, resolveu aceitar o convite de Lampião para fazer parte de seu bando de cangaceiros, juntou-se ao bando em 1930.  Assim como as demais mulheres do grupo, vestia-se como um cangaceiro e participou de muitas das ações do bando, inclusive teve a coragem e resistência para enfrentar todos os tipos de dificuldades da vida no cangaço, durante oito anos. Maria Bonita e Lampião tiveram apenas uma filha, chamada de  Expedita. Há ainda a informação controversa de que eles tiveram mais dois filhos: os gêmeos Ananias e Arlindo Gomes de Oliveira, mas nunca foi comprovada a verdade dos fatos . O casal teria tido ainda dois natimortos. A cangaceira morreu na cidade de Poço Redondo (Sergipe) degolada, no dia 28 de julho de 1938, após ser capturada por policiais da volante junto com Lampião e outros cangaceiros do bando.



SÃO JOÃO CULTURAL
HOMENAGEM AO CANGAÇO NORDESTINO




sexta-feira, 22 de maio de 2015

Aulas do PROERD 2015



Objetivos do PROERD 
  • Trabalhar sobre as causas do uso de drogas lícitas e ilícitas estabelecendo sobre os riscos decorrentes da dependência química e orientando as crianças, adolescentes, assim como seus pais ou responsáveis, acerca de busca de soluções e medidas eficazes quanto á resistência ás drogas.

Alunos do 5º ano - Turno  Matutino 

               

Cozinha Pedagógica











Turma do nivel V-  Turno Vespertino


  • APRENDENDO  A CONFECCIONAR COELHINHOS DE CHOCOLATES:







Turma do 1º ano - Turno vespertino





Stand-Up realisado pelos alunos do 5º ano

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Dia das Mães 2015

  1. Mãe: Palavrinha tão pequena, mas com significado infinito, pois quer dizer afeto, doação, renúncia a si própria, força, sabedoria, amor e muito mais, são tantas qualidades que é impossível descrever todas aqui. Então, nada mais justo de se ter um dia no ano dedicado especialmente para elas, UM FELIZ DIA DAS MÃES PARA TODAS AS MAMÃES DA EQUIPE EXEMPLAR, Beijos e abraços....

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Respeitável Público!

DIA DO CIRCO


No dia 27 de março é comemorado o dia do circo, um espaço levantado por armações desmontáveis, coberto por lona, sendo que na parte interna são montados arquibancadas, camarotes e, ao centro, o picadeiro. No circo são realizados shows e espetáculos, onde se é apresentado vários números divertidos e impressionantes, como palhaços, acrobatas, equilibristas, contorcionistas, mágicos, entre outros.
A escolha da data foi em homenagem ao palhaço Abelardo Silva, que ficou conhecido como Piolim, essa é a data de seu nascimento. Ele era filho de circenses e cresceu no meio dessas artes, iniciando sua carreira com contorcionismos e acrobacias. Abelardo Silva participou de vários espetáculos, mas o que lhe deu o apelido de Piolim foi o contato com artistas espanhóis, que o chamavam assim, por ser muito magro e ter pernas compridas. O palhaço ficou conhecido mundialmente, recebendo homenagens como exemplo de artista popular pelos criadores da Semana de Arte Moderna, realizada em 1922. Os circos surgiram em Roma, no século III a.C, onde aconteciam espetáculos de corridas, lutas entre gladiadores ou desses contra animais, e jogos de ginástica. O mais conhecido era o Circo Máximo, que recebia 150 mil pessoas em um único espetáculo. Os circos sempre se utilizaram dos animais para dar mais graça às suas apresentações, porém esses eram maltratados, castigados e machucados para cumprirem suas tarefas.

Hoje em dia vários circos aboliram esses costumes, pois ferem os princípios morais dos homens em respeito à natureza. Os espetáculos dos circos modernos estão voltados para os desafios do próprio homem, a superação dos limites e outras formas de agradar o público. Dentre os mais famosos da atualidade temos o Cirque Du Soleil, canadense, criado e 1984.







quarta-feira, 22 de abril de 2015

Dia Mundial da Água

          Em virtude da importância da água para a nossa vida e da necessidade  de manter esse recurso disponível, surgiu o Dia Mundial da Água. No qual, foi  criado em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e é comemorado no dia 22 de março.


  1. Trabalhos confeccionados pelos próprios alunos sobre a importância da água através de:

  • Cartazes: 
  - Alunos do 3º ano - Turno Matutino;



   - Alunos do 3º ano - Turno Vespertino;









- Alunos do 4º ano  Turno Vespertino; 





  • Paródia:

 - Alunos do 1º ano - Turno Matutino;

   

- Alunos do 2º ano Turno Matutino;


                  - Alunos do 2º ano Turno Vespertino;



  - Alunos do 5º ano - Turno Matutino.









segunda-feira, 9 de março de 2015

Homenagem ao dia Internacional da mulher!

  • Contexto histórico do Dia Internacional da Mulher:
O Dia Internacional da Mulher e a data de 8 de março são comumente associados a dois fatos históricos que teriam dado origem à comemoração. O primeiro deles seria uma manifestação das operárias do setor têxtil nova-iorquino ocorrida em 8 de março de 1857 (segundo outras versões, em 1908), quando trabalhadoras ocuparam uma fábrica, em protesto contra as más condições de trabalho. A manifestação teria sido reprimida com extrema violência. Segundo essa versão, as operárias foram trancadas dentro do prédio, o qual foi, então, incendiado. Em consequência, cerca de 130 mulheres morreram. O outro acontecimento é o incêndio de uma fábrica, ocorrido na mesma data e na mesma cidade. Não existe consenso historiográfico quanto a esses dois fatos, nem sequer sobre as datas, o que gerou mitos sobre esses acontecimentos. Alguns historiadores afirmam que o incêndio de 1857 não ocorreu (pelo menos, não naquela data), e defendem a idéia de que o incêndio relacionado ao Dia Internacional da Mulher fora, de fato, o incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist, em Nova York, no dia 25 de março de 1911 (ou seja, um ano depois de a proposta de criação do Dia Internacional da Mulher ser apresentada por Clara Zetkin, durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, em Copenhague). A Triangle empregava 600 trabalhadores, em sua maioria mulheres imigrantes. Na tragédia, 146 pessoas morreram, sendo 125 mulheres e 21 homens. Na antiga União Soviética, durante o stalinismo, o Dia Internacional da Mulher tornou-se elemento de propaganda partidária.
            Nos países ocidentais, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até a década de 1920. Depois, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Nessa data, os empregadores, sem certamente pretender evocar o espírito das operárias grevistas do 8 de março de 1917, costumam distribuir rosas vermelhas ou pequenos mimos entre suas empregadas.
Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.


REFERÊNCIAS:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_da_Mulher

Aprendendo através do lúdico:


  • De forma lúdica os alunos do Exemplar, constroem conhecimentos a partir de atividades desenvolvidas com dobraduras, a qual refere-se a arte de construir objetos com papel. 





"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção". 
                                                                                                                    ( Paulo Freire)






sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Brincando também se aprende:

“Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.” 

                                                                                               (Carlos Drummond de Andrade)














         
                       



                                                                 
                 
                         













Aniversariantes


  • Feliz aniversário para os alunos da professora Amanda:
            
                                                            Daniel - turno vespertino;                                                                                                           
                                                                                                                                   
                                                                                                                         
                Jamylle - turno matutino.

              

  • Seja bem vinda professora Beatriz a equipe Exemplar!

                                 



  • Aniversariantes do mês de março: 






A importância do esporte na escola:

  • Praticar esporte é importante  para o desenvolvimento físico; motor e social da criança. Essa atividade proporciona aos alunos formas de se relacionarem-se uns com os outros, trocando assim experiências de cada um dos envolvidos. Levando em consideração as particularidades que cada criança possui, o esporte  deve ser passado para ela de forma lúdica e prazerosa, tornando-se uma maneira agradável de ser aprender. 






domingo, 15 de fevereiro de 2015

O Exemplar Colégio e Curso iniciando o ano letivo de 2015, com a participação dos pais e alunos ansiosos para o início do mesmo. 


  • Presença maciça de pais e alunos do turno matutino-fundamental I








  • Dinamismo e integração entre alunos e professores







































  • Na hora do lanche muitas novidades para partilhar com os colegas


  • Socialização entre colegas de turma e professores

  • Momento cívico - Turno Matutino






  • Parabéns aos aniversariantes Janeiro/Fevereiro (Início)



  • Turno Vespertino : Ansiedade e participação de pais e alunos no primeiro dia de aula




















  • Diversão e aprendizado entre amigos

























  •    Na hora do lanche muitas novidades para contar















  •  Alunos novatos sejam todos bem vindos!


  • Entoando o Hino nacional e parabenizando os aniversariantes Janeiro/Fevereiro













  • Compartilhando saberes











  • Preparando-se com muita animação para o 29° Exemplar Folia
                       
  • máscaras, cartazes, atividades lúdicas e muita diversão para festejarmos com grande estilo o 29°carnaval do Exemplar Colégio e Curso.


















  • História do carnaval no Brasil:

"carnaval no Brasil tem suas raízes históricas no período colonial, tornando-se uma lucrativa atividade comercial no século XX".

A história do carnaval no Brasil iniciou-se no período colonial. Uma das primeiras manifestações carnavalescas foi o entrudo, uma festa de origem portuguesa que, na colônia, era praticada pelos escravos. Estes saíam pelas ruas com seus rostos pintados, jogando farinha e bolinhas de água de cheiro nas pessoas. Tais bolinhas nem sempre eram cheirosas. O entrudo era considerado ainda uma prática violenta e ofensiva, em razão dos ataques às pessoas com os materiais, mas era bastante popular.
Isso pode explicar o fato de as famílias mais abastadas não comemorarem junto aos escravos, ficando em suas casas. Porém, nesse espaço havia brincadeiras, e as jovens moças das famílias de reputação ficavam nas janelas jogando águas nos transeuntes.
Por volta de meados do século XIX, no Rio de Janeiro, a prática do entrudo passou a ser criminalizada, principalmente após uma campanha contra a manifestação popular veiculada pela imprensa. Enquanto o entrudo era reprimido nas ruas, a elite do Império criava os bailes de carnaval em clubes e teatros. No entrudo, não havia músicas, ao contrário dos bailes da capital imperial, onde eram tocadas principalmente as polcas.

  • MUITO CHARME E DIVERSIDADES DE FANTASIAS NO BAILE CARNAVALESCO DO EXEMPLAR:
































Ufa, Agora é descansar do feriadão carnavalesco e retornarmos na Quinta-Feira(18/03/2015) com nossas atividades pedagógicas !