PROJETO: TRÂNSITO NA ESCOLA
A Educação para o trânsito deve ser definida como ação para desenvolver no ser
humano capacidades de uso e participação consciente das vias terrestres urbanas e rurais,
uma vez que, ao circular, os indivíduos estabelecem relações sociais, compartilham espaços
e fazem opções de circulação que interferem direta ou indiretamente na sua qualidade de
vida e na daqueles com quem convivem no trânsito. Portanto, ações de Educação para o
Trânsito, desenvolvidas no Ensino Fundamental, terão como principal meta proporcionar às
crianças um processo de ensino-aprendizagem que lhes permita desenvolver a consciência
da cidadania e da ética, de forma que possam construir, durante o processo educativo,
hábitos, comportamentos seguros e serem cidadãos no trânsito. Esse processo deve
concentrar mecanismos adequados para que a faixa etária envolvida tenha respeitado seu
nível de desenvolvimento e grau de conhecimento.
Desenvolver a Educação para o Trânsito nas primeiras séries do Ensino
Fundamental possibilita explorar o tema e suas variáveis, através dos diferentes campos do
conhecimento: compreender sua complexidade e observar sua urgência social, sob a ótica
de que as condições de circulação, na maioria das vezes, apresentam-se como obstáculos
para a construção da cidadania, afrontando a dignidade das pessoas, impedindo a inclusão
social e afetando a qualidade de vida.
Ao menos duas vezes ao dia, as crianças são companheiras de viajem no veículo, uma vez que costumam ser transportadas nos trajetos casa-escola e escola-casa. Além disso, existem outras atividades na rotina dos pequenos, tais como: consultas ao médico/dentista, natação, compras, etc. (fora os passeios nos finais de semana e as viagens realizadas com a família). Assim, torna-se importante conscientizar as crianças a partir a respeito das Leis de Trânsito. A escola tem papel fundamental na ação educativa para o trânsito e é o espaço determinante de formação de cidadãos conscientes e críticos.O Exemplar, junto ao DETRAN realizará aulas quinzenais instrutivas e explicativas sobre como devemos nos comportar no trânsito uma vez que, a maior parte dos pais dos nossos alunos faz uso dos carros particulares e transportes escolares, os que moram nas proximidades da escola, utilizam as vias públicas para se locomover. Portanto, este projeto vem atender às necessidades do Exemplar e da nova lei que inclui o Trânsito como um dos "Temas Transversais" a ser trabalhado na grade curricular do Ensino Fundamental.
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