DIA DO ÍNDIO
No dia 19 de abril, comemora-se o Dia do Índio no Brasil, data instituída em 2 de junho de 1943, durante o governo Getúlio Vargas. A definição da data foi uma consequência da realização do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México, em 1940. Durante o evento, que contou com a participação de diversas autoridades indigenistas, foi proposto aos países da América que se criasse um dia para celebrar esse povo e fazer da causa indígena um ponto de reflexão para toda sociedade.
Atualmente, estima-se a existência de mais de 200 povos indígenas no Brasil. Em sua grande maioria, pertencem a cinco grandes e diferentes complexos linguísticos culturais: Tupi, Jê, Aruak, Pano e Karibe. As terras ocupadas pelos índios correspondem a menos de 12% de todo o território brasileiro, essencialmente na região norte do país. Estão concentrados principalmente na Amazônia Legal (Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Pará).
O povo indígena afirma que sua cultura só é lembrada no dia 19 de abril, pois é nessa data que se afirma e apresenta ao mundo os antepassados históricos da cultura brasileira. Nessa ocasião, os índios são apresentados de forma estereotipada e genérica, com o arco e a flecha, o penacho e a oca. Essa foi e é a forma como são apresentados nos livros didáticos, como personalidades distantes da realidade atual do Brasil.
Alunos do EXEMPLAR COLÉGIO E CURSO vivenciam de forma lúdica e divertida esse dia tão importante para nossa cultura.
* Alunos do ensino Fundamental organizaram uma belíssima exposição indígena.
* Alunos do ensino Fundamental organizaram uma belíssima exposição indígena.
ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO:
O nosso colaborador Antonio confeccionou uma bela OCA INDÍGENA para vivenciarmos como seria a moradia dos índios.Todos adoraram a experiência.
ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO:
"Quando o português chegou
Debaixo duma bruta chuva
Vestiu o índio
Que pena!
Fosse uma manhã de sol
O índio tinha despido
O português".
Oswald de AndradeDebaixo duma bruta chuva
Vestiu o índio
Que pena!
Fosse uma manhã de sol
O índio tinha despido
O português".
Nenhum comentário:
Postar um comentário